“Juventude, tesouro divino”, “quem me dera ser jovem de novo…” — os primeiros anos da vida adulta são, sem dúvida, cheios de vigor, paixão e novos começos. No entanto, esses começos vêm com os seus próprios desafios. Muitos jovens profissionais, especialmente estagiários, enfrentam esses desafios ao iniciarem as suas carreiras.
Ao celebrarmos o Dia Internacional da Juventude, refletimos sobre as inestimáveis contribuições dos jovens profissionais e as suas experiências no mercado de trabalho. Na Neotalent Conclusion, temos orgulho em proporcionar oportunidades de crescimento e aprendizagem a talentos emergentes de todo o mundo. Dois dos nossos estagiários mais recentes, Tim de Ruijter e Annika van Mulken, partilharam as suas jornadas, desafios e aspirações, oferecendo uma visão das experiências que moldaram as suas vidas profissionais e pessoais.
O Tim de Ruijter é um estudante de Gestão Internacional de Negócios, nos Países Baixos, que, atualmente, está a estagiar na equipa de Marketing da Neotalent Conclusion, em Lisboa. Ele procurou este estágio para ganhar experiência internacional e imergir na cultura ibérica. “Adoro o estilo de vida de Portugal e de Espanha, bem como as grandes culturas que podes experienciar”, diz o Tim, refletindo o seu entusiasmo. O seu objetivo era trabalhar no setor de IT, um campo que ele considera fascinante, devido à sua natureza dinâmica e ao seu amplo impacto.
A Annika van Mulken, de 21 anos, formou-se recentemente em Negócios Internacionais, pela Universidade de Ciências Aplicadas de Utrecht. O seu estágio, na Neotalent Conclusion, concentrou-se na integração da política de ESG da empresa. Depois de um primeiro estágio no ecossistema da Conclusion, a Annika decidiu continuar. “Eu sentia que deveria permanecer no ecossistema para o meu segundo estágio”, explica.
Para ambos, Tim e Annika, os seus estágios foram experiências transformadoras. A Annika descreve o seu estágio como “extraordinário”, enfatizando o ambiente de apoio na Neotalent Conclusion. “Já se passou pouco mais de um mês desde que saí e ainda penso nisso todos os dias”, reflete. O seu trabalho na criação da política de ESG, contribuiu significativamente para os objetivos da Neotalent Conclusion e também moldou o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
O papel do Tim envolveu tarefas desafiantes, mas gratificantes, em particular a sua pesquisa de mercado para as atividades de Nearshore da Neotalent Conclusion. “Trabalhar numa tarefa é uma coisa, mas fazê-lo da maneira certa, para realmente agregar valor às necessidades da empresa, é outra”, ressalva. Apesar dos nervos iniciais, Tim sentiu-se acolhido pelos colegas, o que facilitou a sua transição.
Os estágios internacionais envolvem a adaptação a novos ambientes culturais e profissionais. O Tim enfrentou o desafio de alinhar a sua mentalidade com os objetivos da Neotalent Conclusion, mas, com o apoio do seu supervisor e equipa, ganhou mais confiança no seu papel. “Estar numa empresa não se trata apenas de trabalhar. Também se trata de criar conexões e ter conversas além das atividades de trabalho”, diz.
A adaptação de Annika foi tranquila, graças ao acolhimento caloroso dos seus colegas. Embora inicialmente surpreendida pelas diferenças culturais, como o cumprimento e os horários de trabalho, ela rapidamente as abraçou. “Trabalhar num país diferente, com uma cultura única, é uma experiência valiosa”, observa, acreditando que será benéfico para a sua futura carreira no exterior.
O futuro é uma preocupação para muitos jovens profissionais. Tanto o Tim como a Annika, veem as suas experiências na Neotalent Conclusion como fundamentais para moldar as suas carreiras. Os estágios da Annika, solidificaram o seu desejo de trabalhar e viver no exterior. “Esta experiência ajudou-me a crescer de várias maneiras, orientando a minha futura carreira”, diz. Para o Tim, o estágio proporcionou-lhe uma compreensão mais clara do setor de IT e das suas oportunidades. “Obter experiências em empresas/setores que nos interessam é educativo e ajuda a entender o tipo de trabalho que nos interessa”, aconselha.
Navegar pelo mercado de trabalho como um jovem profissional pode ser desafiante, mas os estágios oferecem perspectivas valiosas sobre esses desafios. Tim reconhece a dificuldade de encontrar um trabalho adequado, mas acredita que os estágios ajudam a entender as opções de carreira. “Também é difícil descobrir o que queremos fazer, depois de terminarmos os estudos”, acrescenta. A Annika, embora ainda não esteja completamente inserida no mercado de trabalho, enfatiza a importância de aproveitar as oportunidades e abraçar novas experiências. “Cada oportunidade é uma bênção e uma área para crescimento”, diz.
À medida que celebramos o potencial e as conquistas dos jovens em todo o mundo, somos lembrados da importância de oferecer oportunidades de crescimento, aprendizagem e descoberta. Na Neotalent Conclusion, estamos comprometidos em apoiar a próxima geração de talentos, ajudando-os a construir carreiras gratificantes: Junta-te a nós e partilha o teu talento — juntos, podemos moldar o futuro.