Transformando Amizades em Oportunidades: Conheçam o Juan e o Miguel

No dia 30 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Amizade, uma ocasião perfeita para refletir sobre a importância das amizades nas nossas vidas. Crescemos com expressões como “quem tem um amigo, tem um tesouro” ou “amigo do meu amigo, meu amigo é”, que demonstram como as relações interpessoais são fundamentais para o nosso desenvolvimento pessoal.

No mundo atual, as responsabilidades da vida profissional competem pelo nosso tempo, o que pode limitar os momentos que gostaríamos de dedicar às nossas amizades. Por esse motivo, muitas vezes o local de trabalho acaba por ser o ponto de partida para que muitas amizades se criem e prosperem, fruto do trabalho em equipa. 

Na Neotalent Conclusion, temos a sorte de testemunhar muitas histórias de amizade que começaram dentro da empresa, mas também várias histórias de amizade que começaram fora da Neotalent Conclusion e que se fortaleceram dentro do nosso escritório. Para assinalar a data que hoje se comemora, destacamos a história do Juan Romero e do Miguel Naranjo, que não só são Designers e colegas de trabalho na Neotalent Conclusion, mas também grandes amigos fora do escritório.

Em novembro de 2023, o Miguel juntou-se à nossa equipa graças à recomendação do Juan, através do nosso programa de referenciação interno “Refer a Friend“. Desde então, ambos têm contribuído significativamente para a nossa equipa.

Quem tem um amigo, tem um tesouro, uma mão amiga, experiências para partilhar, mais amigos para conhecer e, claro, muitas histórias para contar! Vamos conhecer um pouco mais esta dupla dinâmica e entender como a sua amizade impacta positivamente o ambiente de trabalho e o seu desempenho profissional.

Quando a amizade e o trabalho se encontram: A entrevista com o Juan e o Miguel

P: Olá Juan, olá Miguel! Trabalham juntos na Neotalent Conclusion há sete meses, mas a vossa amizade é muito mais antiga. Podem dizer-nos como é quando se conheceram?

Juan Romero (JR)/Miguel Naranjo (MN): Conhecemo-nos durante os nossos estudos, em Sevilha. Estávamos ambos nas mesmas turmas e partilhávamos interesses académicos. A nossa amizade foi-se fortalecendo ao longo dos anos e, quando surgiram oportunidades de emprego, decidimos juntar-nos à Neotalent Conclusion.

 

P: Não só trabalham na Neotalent Conclusion, como também fazem parte da mesma equipa. É tão bom trabalhar com amigos como se diz? A vossa relação mudou de alguma forma?

JR/MN: Sem dúvida! Trabalhar com amigos é tão bom como encontrar uma máquina de café que nunca fica sem cápsulas. Por vezes, discutimos sobre coisas importantes, como quem comeu o último biscoito na sala de descanso ou se o pinguim no logótipo da empresa deve ter um cachecol no inverno. Claro que, por vezes, há momentos de stress em que, em vez de discutirmos, vamos lá para fora e damos bofetadas uns aos outros. Mas não se preocupem, fazemo-lo com amor e usamos sempre luvas de boxe. A nossa relação evoluiu, agora não somos apenas amigos, mas também parceiros nas batalhas diárias.

P: Quais as competências ou qualidades que mais valorizam um no outro no ambiente de trabalho?

JR: Penso que o que mais valorizo no Miguel no ambiente de trabalho é a sua capacidade de manter a calma em situações de pressão e a sua capacidade de encontrar soluções criativas para os problemas. Além disso, o seu sentido de humor alegra sempre o ambiente e facilita o trabalho em equipa. É ótimo ter alguém assim na equipa, torna tudo mais suportável e divertido!

MN: Admiro profundamente a paciência do Juan, a sua dedicação incansável ao trabalho e a sua capacidade de encontrar soluções mesmo nos momentos mais difíceis. No entanto, o que mais valorizo são as suas qualidades humanas. O Juan não é apenas um profissional excecional, mas também uma pessoa amável e empática. A sua capacidade de compreender as emoções dos outros e a sua vontade de ajudar, fazem dele um colega de equipa inestimável. Num mundo onde a inteligência e a capacidade técnica se destacam frequentemente, é refrescante encontrar alguém como o Juan, que compreende a importância da amizade e da ligação genuína. A sua presença no ambiente de trabalho não só melhora a produtividade, como também cria um ambiente positivo e enriquecedor para todos.

 

P: O Juan recomendou ao Miguel que se juntasse à Neotalent Conclusion através do programa “Refer a Friend”. Como surgiu esta oportunidade para ti, Miguel, e em que medida a possibilidade de trabalhar com o Juan influenciou a tua decisão de aceitar este novo desafio profissional?

MN: O facto de poder trabalhar com um colega que se conhece há anos é um grande incentivo. A familiaridade e a ligação com alguém em quem se confia podem tornar a transição mais suportável e reconfortante.

P: O ditado “quem tem um amigo, tem um tesouro” ganha um sentido literal com as recompensas do nosso programa de referenciação. Juan, se não for indiscreto, em que tencionas gastar a tua recompensa pela recomendação?

JR: Ótima pergunta! Tenho pensado seriamente em investir o prémio nalgo realmente útil e prático…como um monte de gadgets tecnológicos que eu não sabia que precisava até ver a publicidade.

 

P: Finalmente, que mensagem final gostariam de deixar?

JR/MN: Lembrem-se de valorizar os vossos colegas, pois nunca sabemos quando podemos precisar uns dos outros.

A história do Juan e do Miguel demonstra como a amizade pode criar um ambiente de trabalho mais agradável e familiar, que potencie o espírito colaborativo, a comunicação e a produtividade.

Desde 2020, a Neotalent Conclusion tem investido em programas de referenciação de talento em IT e, desde então, assim como o Juan e o Miguel, muitos colegas e amigos se têm reencontrado na Neotalent Conclusion.

Além do programa de referenciação interna, “Refer a Friend”, a Neotalent Conclusion conta também com um programa de referenciação de talento, no qual todos podem participar – o “Refer a Talent“.

O que é o Programa "Refer a Talent"?

O “Refer a Talent” é um programa de referenciação que permite a qualquer pessoa fora da Neotalent Conclusion recomendar amigos/as ou colegas com perfis técnicos e/ou funcionais ligados à área das Tecnologias de Informação e, no caso destes profissionais serem contratados, receber um prémio de 1.000€. Este programa tem como objetivo aumentar a atração de novos talentos para oportunidades de trabalho, ao mesmo tempo que promove uma resposta rápida às necessidades de recrutamento da Neotalent Conclusion.

Estamos sempre à procura de talentos que queiram crescer e inovar conosco. Conheces alguém de IT com o perfil certo para se juntar a nós? Desafia-o/a a vir transformar o futuro connosco!

Sabe mais sobre o nosso programa “Refer a Talent“.

Feliz Dia Internacional da Amizade!

Conteúdos que te podem interessar

Descubre como alinhar as “skills certas, pessoa certa, função certa” transforma o recrutamento em IT. Exploramos estratégias baseadas em competências e insights do podcast McKinsey, promovendo contratações estratégicas para projetos tecnológicos impactantes.
O futuro do recrutamento promete inovação e transformação com inteligência artificial e práticas inclusivas. Competências e modelos de trabalho híbridos ganham espaço, enquanto recrutadores e candidatos de TI enfrentam novas oportunidades e desafios.
A sustentabilidade digital no ambiente empresarial é fundamental para reduzir a pegada de carbono e melhorar a eficiência. Práticas como FinOps e GreenOps promovem tanto a sustentabilidade ambiental quanto a financeira, impulsionando a inovação e a competitividade.

Apply
Here

I'm applying to:
Transformando Amizades em Oportunidades: Conheçam o Juan e o Miguel
Procurar
Close this search box.