Enquanto Head Of Talent Acquisition num setor em constante evolução, como é o do IT, é inevitável refletir sobre como será o futuro do recrutamento. Como pode a inteligência artificial moldar os processos de recrutamento e/ou a relação com os(as) candidatos(as)? Que modelos de trabalho vão ser os mais adotados? Qual o papel dos recruiters num recrutamento mais diverso e inclusivo? Qual a importância da cultura organizacional? Quais as principais mudanças (demográficas e outras) que irão impactar a nossa atividade? E tantas outras questões…
Ao ler o mais recente relatório de tendências do LinkedIn – The Future of Recruiting 2024 –, tomei conhecimento das 6 previsões que, de acordo com milhares de profissionais e milhões de dados da própria plataforma, vão transformar o recrutamento como hoje o conhecemos. Partindo destas previsões, partilho convosco neste artigo os principais insights que penso que nos podem ajudar a preparar os próximos anos.
Integrar a IA e a automação no recrutamento
Uma das previsões mais significativas do relatório é o crescente papel da IA e da automação nos processos de recrutamento. Para os(as) candidatos(as), isso significa uma experiência mais rápida e personalizada. Os algoritmos impulsionados por IA podem combinar as tuas competências e os teus interesses com potenciais projetos e ofertas de emprego, de uma forma mais precisa, reduzindo o tempo que investes à procura da oportunidade certa. Prepara-te para avaliações automatizadas que se concentram nas tuas capacidades, em que demonstrarás o teu talento técnico sem os obstáculos desnecessários e repetitivos dos processos tradicionais.
Recrutar e contratar com base em competências
O relatório destaca uma mudança paradigmática na contratação, que passará a ser maioritariamente baseada nas competências, em detrimento das qualificações tradicionais, como as académicas. Esta é uma ótima notícia para os(as) profissionais de IT. Quer sejas um(a) programador(a) autodidata, um(a) graduado(a) de um bootcamp, ou possuas uma – ou até mesmo várias – certificações técnicas, as empresas vão dar cada vez mais atenção e prioridade a competências práticas e a resultados obtidos em projetos. À medida que o foco será mais no que tu consegues fazer e menos no lugar onde aprendeste a fazê-lo, vais encontrar mais oportunidades que valorizam o teu percurso e as tuas competências singulares.
O impacto dos modelos de trabalho no recrutamento
O trabalho híbrido é mais do que uma tendência – está a tornar-se um padrão. À medida que as empresas continuam a adotar políticas de trabalho flexíveis, as barreiras geográficas no recrutamento estão a dissolver-se. Para os(as) candidatos(as), isto significa um largo horizonte de oportunidades em empresas que anteriormente estavam fora de alcance. O relatório The Future of Recruiting sugere que os processos de recrutamento remoto serão aperfeiçoados, garantindo que vivencias uma integração suave nas novas equipas, independentemente de onde se encontram.
Diversidade e Inclusão como foco principal
Diversidade e Inclusão (D&I) não são apenas chavões ou conceitos em voga – são pilares das estratégias de recrutamento futuras. As previsões deste relatório do LinkedIn enfatizam um esforço contínuo das empresas para construírem equipas diversificadas (em género, idade, nacionalidade, etc.). Para ti, enquanto candidato(a), isto vai traduzir-se num processo de recrutamento que valoriza o teu background e as tuas perspetivas únicas, oferecendo-te depois uma cultura de trabalho na qual podes prosperar, contribuindo com a tua visão de forma autêntica.
Decisões baseada em dados
Com o recrutamento cada vez mais impulsionado pela análise de dados (e acelerado por tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, etc.), as empresas podem adaptar as suas estratégias de contratação com base em tendências e insights. Para os(as) candidatos(as), isto significa fazer parte de um processo de seleção mais estratégico, objetivo e criterioso. Aí, o teu envolvimento e desempenho podem destacar as tuas forças para as entidades empregadoras, de forma mais evidente do que nunca.
O que é que isto significa para os(as) profissionais de IT?
Para quem estuda ou trabalha na área de TI e está exposto(a) ao atual panorama de recrutamento, estes insights fazem antever um futuro no qual o seu percurso pode estar mais alinhado com as suas competências, expectativas e aspirações profissionais.
Para te preparares para o dia de amanhã, procura dedicar-te à aprendizagem contínua e adaptar-te às tendências emergentes em tecnologia. Mantém a tua presença profissional online ativa, envolve-te na(s) comunidade(s), faz networking, fica a par das exigências do setor e prepara-te para demonstrares como as tuas competências podem ser críticas nos projetos e acabar por impulsionar o crescimento do negócio e da empresa.
Na minha opinião, perspetiva-se um futuro próspero e de grande potencial tanto para recruiters como para candidatos(as) de IT, de acordo com as previsões do LinkedIn. Mantém-te adaptável e disponível para (continuares a) aprender, e prepara-te para te envolveres em processos diferentes e inovadores que darão prioridade à tua satisfação como candidato(a) e ao teu futuro sucesso. Esta é, de resto, a nossa missão na Neotalent Conclusion: encontrar o desafio certo, para a pessoa certa, na altura certa (da sua carreira). Vamos, também nós, continuar a inovar e a evoluir, para garantir que tens a melhor experiência possível nos teus processos de recrutamento connosco (e que os nossos clientes têm sempre o best fit entre o melhor talento e os projetos mais desafiantes).
Susana Correia, Head of Talent Acquisition