As competências técnicas continuam a ser essenciais na procura e seleção de novas oportunidades profissionais. No entanto, as competências sociais ganham cada vez mais terreno nos processos de recrutamento.
Neste artigo, enaltecemos a importância que as competências sociais têm, cada vez mais, no mercado de trabalho. Descobre ainda 10 competências interpessoais que devemos desenvolver para evoluirmos profissionalmente.
Um mercado de trabalho cada vez mais humano
As organizações exigem profissionais cada vez mais completos. Isso implica não só dominar um conjunto de competências técnicas relacionadas com a respetiva área de especialização, como também de desenvolver determinadas competências interpessoais e sociais.
São estas competências sociais que nos diferenciam dos demais no mercado de trabalho. Fazem parte de quem somos, da nossa personalidade, da nossa forma de pensar e ver o mundo. Por isso é tão importante procurarmos desenvolvê-las durante o nosso percurso profissional, e, acima de tudo, durante a nossa vida.
Eis 10 competências sociais que considero relevantes para uma evolução profissional consistente, enriquecedora e bem sucedida.
#1 Adaptabilidade
Como o próprio nome indica, é a capacidade de nos adaptarmos a novos cenários, situações ou transformações. Quando temos uma forte capacidade de adaptação, somos capazes de aceitar as mudanças e de aprendermos com elas.
#2 Assertividade
Ser assertivo(a) é conseguir exprimir pensamentos, ideias ou opiniões de uma forma direta, clara e objetiva, sem desrespeitar ou confrontar os outros. É sermos capazes de ser frontais, firmes e confiantes.
#3 Comunicação
Saber comunicar vai muito mais além do saber escrever um email. Implica termos a capacidade de falar com várias pessoas, em diferentes situações, adaptando sempre o discurso a quem nos dirigimos.
#4 Criatividade
O chamado pensar “fora da caixa” é uma competência cada vez mais valorizada. É a capacidade de vermos aquilo que os outros não veem. É arranjar uma solução alternativa quando pensávamos que já tínhamos esgotado todas as opções viáveis.
#5 Empatia
A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar de outra pessoa. Ter empatia é fundamental para conseguirmos criar melhores relações com os nossos colegas, clientes, parceiros, e até com as chefias.
#6 Gestão de stress
Gerir o stress é ter a capacidade de, num momento de maior tensão, não sermos absorvidos por sentimentos como a hostilidade, amargura, desespero ou outro tipo de negatividade. O truque é descobrirmos o “antídoto” que funciona melhor connosco, e agirmos em conformidade perante situações de stress.
#7 Pensamento crítico
Ter pensamento crítico é a capacidade de analisarmos uma situação, pensarmos sobre os seus efeitos colaterais e sabermos como dar feedback construtivo, atingindo os objetivos delineados da forma mais eficiente possível.
#8 Perseverança
Falhar faz parte do trabalho (e das nossas vidas). Até conseguirmos atingir o sucesso, temos de cair muitas vezes. A perseverança é a habilidade para superarmos crises e dificuldades. Ser perseverante é não desistir, por mais duro (e longo) que seja o caminho.
#9 Resolução de problemas
O confronto de ideias, opiniões e formas de pensar é algo inevitável – seja num ambiente pessoal ou profissional. O mais importante é sabermos como resolver qualquer problema da melhor forma possível, e com o melhor resultado potencial.
#10 Trabalho em equipa
Saber trabalhar em equipa é conseguir lidar com pessoas diferentes, de backgrounds distintos. É sabermos comunicar com as várias pessoas da nossa equipa, e fazermo-nos valer da especialidade de cada um.
Podemos treinar as nossas competências sociais?
Acredito que sim. Creio que é uma questão de estarmos predispostos(as) a fazê-lo. De qualquer das formas, há estratégias às quais podemos recorrer para desenvolvermos as nossas competências sociais:
- Ser consciente de nós próprios(as). Quando investimos tempo a conhecer-nos plenamente, podemos descobrir forças, fraquezas, valores, objetivos.
- Estar aberto(a) a críticas construtivas. Ouvir quem nos rodeia, refletir sobre o que nos disseram e chegar às nossas próprias conclusões.
- Evitar ficar preso(a) a preconceitos enraizados no nosso quotidiano. Tentar manter a mente aberta, livre de julgamentos, é crucial para podermos crescer enquanto indivíduos e sociedade.
- Estar informado(a). Estarmos mais informados e conscientes do mundo que nos rodeia é importante para, por exemplo, tomarmos decisões mais fundamentadas.
- Interagir com pessoas diferentes. Conhecer realidades distintas das nossas e explorar novas culturas pode ser realmente transformador. Muitas vezes, é na diferença que crescemos mais e melhor.
- Aprender continuamente. Há uma panóplia de conteúdos formativos, certificações ou formações à nossa disposição. É identificarmos os nossos temas de maior interesse e estarmos atentos(as) às oportunidades de aprendizagem.
Em suma: só apostando no desenvolvimento de competências técnicas e sociais nos vamos conseguir tornar melhores profissionais e pessoas. Mas este não é um processo fácil. É, sim, o resultado de um trabalho diário, de uma aprendizagem contínua e, claro, da predisposição em aceitar desafios que nos permitem evoluir e, assim, fazer a diferença pelos lugares onde passamos, seja em contexto profissional e/ou na nossa vida pessoal.
Helena Félix
Recruitment Operations Coordinator
Mestre em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE-IUL, com 10 anos de experiência profissional em Recursos Humanos. Atualmente, estou focada na liderança de equipas de recrutamento de elevado desempenho onde concilio competências de gestão operacional com experiência de vários anos em recrutamento de IT. Fora do âmbito profissional, o que mais gosto de fazer é viajar e quando não o faço, retiro muita satisfação ao estar em casa com a família e com os bichos.