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Os 10 Mandamentos Para Ter um Perfil de Sucesso no LinkedIn

Como transformar o perfil profissional de LinkedIn numa máquina de atração de novas oportunidades de carreira

Neste pequeno guia, partilhamos com a comunidade de Tecnologias de Informação como atualizar o perfil de LinkedIn em dez passos. Este exercício irá posicionar-te nesta rede social e ajudar-te a conquistar a tua próxima oportunidade de trabalho. 

Por quê trabalhar a presença digital no LinkedIn?

Muitos profissionais de Tecnologias de Informação relatam experiências negativas no LinkedIn. Ora por serem “bombardeados” com mensagens de recrutamento, ora por serem aliciados para projetos que não se enquadram com o seu perfil ou aspirações de carreira. 

Enquanto Talent Consultant, sinto que posso usar a minha experiência para te ajudar a construir um perfil que proporcione uma experiência diferente e muito mais positiva. Afinal, o LinkedIn continua a ser uma rede social através da qual surgem muitas oportunidades de carreira.

Depois de analisar milhares de perfis de LinkedIn e de entrevistar centenas de candidatos na área das TI, consegui identificar algumas características de “perfis vencedores”. Embarca comigo nesta aventura para que consigas captar a atenção das melhores empresas no mercado e encontrar o teu projeto de sonho.

Os 10 Mandamentos para um perfil de sucesso no LinkedIn

1. Ter uma foto atualizada

A par do nome, a fotografia é um dos primeiros conteúdos que o utilizador “lê”. Ter uma foto adequada e atualizada no teu perfil de LinkedIn é um dos principais requisitos para criares impacto numa primeira impressão. Não precisas de uma grande produção, até porque não é a tua aparência que está em causa. Lembra-te apenas que é importante criares uma ligação com a pessoa do outro lado (que pode ser um potencial empregador). 

Como fazer? Encontra uma parede de cor neutra, escolhe um sítio com iluminação, evita as sombras e veste uma camisa lisa. Não precisas de ir ao fotógrafo para tirares um retrato adequado (e banir aquela selfie ou foto de praia do teu perfil). 

2. Resumir numa frase o perfil profissional

Depois da fotografia, é o título o que mais chama a atenção do visitante ao teu perfil. A abordagem mais comum é referir o cargo e a organização atuais, mas podes ir mais longe ao incluir a área profissional de maior interesse para ti, a tua missão, ou até mesmo os teus interesses. Dizer o que te move ou algo por que te interessas, como uma tecnologia ou metodologia, pode também ser uma forma de te diferenciares de outros candidatos.

Como fazer? Descreve quem és e o que fazes de forma objetiva, evitando expressões muito vagas ou abrangentes. Lembra-te que as palavras-chave que utilizares no título vão ajudar os recruiters e encontrar-te. 

3. Partilhar os objetivos de carreira

Queres mudar de área tecnológica? Procuras um projeto em full-remote? Queres ter uma experiência internacional? Identificas-te com um determinado tipo de organização ou setor de atividade? Inspiram-te determinados valores organizacionais? O melhor lugar para incluíres esta informação é na secção da descrição. Quer sejas mais objetivo ou mais criativo, evita deixar este espaço em branco.

Como fazer? Usa este espaço para dizer (ao mercado) que projetos e tecnologias te apaixonam, em que te imaginas a trabalhar no futuro, ou que oportunidades estás disposto(a) a considerar. Por exemplo, se equacionas evoluir para uma posição de Team Leader, deixa claro que estás a considerar ofertas para gestão de equipa. 

4. Detalhar a experiência profissional

Este espaço é dedicado ao teu histórico profissional e é importante que incluas as tuas experiências mais relevantes, sempre tendo em conta o que ambicionas para a tua carreira.  

Importa seres transparente e mostrares qual foi a função que assumiste em cada projeto em que estiveste envolvido, quais foram as tuas responsabilidades e o que aprendeste em todas elas. É essencial que o recruiter consiga perceber qual o caminho que fizeste até aqui e que marcos de desenvolvimento profissional foste alcançando. Faz o exercício de refletir no contributo individual que tiveste em cada uma das tuas experiências anteriores – isso demonstrará que competências tens e como podes fazer a diferença numa equipa.

Como fazer? Na descrição de cada entrada, inclui informação detalhada acerca dos projetos em que participaste. Podes referir em que clientes ou setores de negócio trabalhaste, que função e responsabilidades desempenhaste, em que período, e que tecnologias usaste, por exemplo. 

5. Incluir a formação académica e/ou prática

Num mundo em constante atualização como o da tecnologia, é importante que dês visibilidade à tua formação, tanto académica como prática. É essencial indicares o nome do teu curso, bem como a escola, instituto superior ou universidade que frequentaste. Não deixes de incluir outros cursos ou workshops que tenhas realizado, e que de alguma forma completam a tua formação e te trouxeram novas competências. 

Como fazer? Preenche a secção de Educação (Education) com informação sobre a curso ou formação, a entidade formadora, e a data ou o período em que realizaste a formação. Podes ainda incluir uma breve descrição sobre a experiência de aprendizagem (n.º de horas, tópicos da formação, competências adquiridas, etc.).

6. Adicionar os certificados de formação

Tens ainda um espaço próprio onde podes acrescentar certificados digitais ou licenças que tenhas obtido (seja na utilização de uma determinada tecnologia, metodologia ou até em alguma língua). Estes diplomas são uma prova dos teus conhecimentos, revelando também que és uma pessoa proativa, curiosa e com o foco constante em evoluir. 

Como fazer? Adiciona a informação relativa à tua certificação, indicando o tema ou tópico, a entidade formadora, a data de validade do diploma (caso o tenha), e um hyperlink para o certificado em si.

7. Destacar experiências de enriquecimento pessoal e/ou profissional

Em última instância, a missão da tecnologia é tornar a vida das pessoas mais simples e mais feliz. Mostrares que és uma pessoa envolvida na comunidade – tecnológica ou no geral – pode fazer a diferença num processo de recrutamento. A participação num projeto open-source, a realização de voluntariado social ou outras experiências similares dão ao recruiter uma melhor noção do teu crescimento e evolução profissional e, acima de tudo, pessoal.

Como fazer? Inclui informação sobre o voluntariado ou participação pro bono, dando destaque ao teu papel no grupo ou organização, indicando a causa a que te dedicas (tecnológica, animal, social, ou outra), o período em que colaboraste na missão e o que aprendeste com essa experiência.

8. Identificar as competências-chave

A secção relativa às tuas competências (Skills & Endorsements) é muito importante. Ela não só resume os tópicos que dominas na tua área de especialidade, como também permite à tua rede validar essas mesmas competências, destacando o teu contributo para essas áreas. Ao mesmo tempo, isso torna o teu perfil mais credível e profissional.

Nota importante: as skills que incluíres nesta secção vão ser determinantes no processo de procura e seleção utilizado pelos recruiters. Garante que o teu LinkedIn se destaca pelas tuas competências core – as em que tens trabalhado, as que são o teu ponto-forte, aquelas em que trabalhas ou em que pretendes continuar a evoluir.

Como fazer? Descreve as tuas principais competências ou seleciona as competências que o LinkedIn automaticamente te sugere, com base na informação do teu perfil. Mantém esta secção atualizada e focada naquilo que é o que mais te destaca enquanto profissional.

9. Solicitar recomendações

Já tiveste a oportunidade de integrar alguns projetos que correram bem e que te deixaram orgulhoso? Trabalhaste com a dream team num projeto interessante? Obtiveste bom feedback do teu trabalho com uma tecnologia de ponta? Este é a oportunidade para capitalizares as referências dos teus colegas, Team Leaders ou mesmo clientes. O facto de teres uma review profissional de alguém que testemunhou o teu trabalho valida a tua experiência, as tuas competências, e enriquece significativamente o teu perfil! 

Como fazer? Fala informalmente sobre o tema com os teus colegas, gestores de projeto ou clientes sobre a disponibilidade para partilharem a experiência de trabalharem contigo. Se acolherem a ideia, diz-lhes que significaria muito para ti ter esse feedback sob a forma de uma recomendação no LinkedIn. Arrisca… e vais ver que te vais surpreender com o que têm a dizer sobre ti.

10. Falar sobre as conquistas

Apesar do título hercúleo, esta secção é muito versátil. Aqui, podes incluir publicações que tenhas feito (por exemplo, um paper ou artigo que tenhas escrito durante a tua formação académica), cursos técnicos que tenhas frequentado, projetos específicos em que tenhas participado, prémios ou reconhecimento que tenhas conquistado, resultados que tenhas obtido nalgum teste técnico, línguas que domines, ou associações das quais faças parte.

Como fazer? Escolhe o tipo de informação mais relevante para o teu perfil e para as oportunidade de carreira que queres alcançar. Por exemplo, se o teu objetivo é trabalhar num projeto internacional, colocar o teu nível de compreensão escrita e oral da língua inglesa pode ser determinante para entrares num processo de recrutamento.

Uma nota final

Ter um bom perfil de LinkedIn, que faça justiça à tua passada e presente situação profissional e que te ajude a conquistar as tuas ambições futuras, não é difícil. Mas certamente exigirá tempo e dedicação. Lembra-te que o teu perfil tem de contar uma história: a tua história. Tem de espelhar a tua experiência, o que te interessa, o que procuras na tua carreira e, acima de tudo, o que te faz feliz! 

Segue estes Dez Mandamentos para transformar a tua presença no LinkedIn e garantir que os recruiters te conseguem encontrar e apresentar-te os projetos que procuras.

Nós na Neotalent, empresa do grupo Novabase especializada no recrutamento dos melhores talentos tecnológicos para as necessidades dos negócios, cada vez mais valorizamos profissionais com perfis técnicos completos, mas também com demonstradas soft skills, capacidade de adaptação a diversos contextos, sentido de compromisso, cooperação e trabalho em equipa. Se te identificas com estes valores, fala connosco.

Ana Sofia Machado
Talent Acquisition Consultant

Bom garfo, amante de praia, dedicada e persistente. Valorizo boas conversas, momentos com família e amigos, e adoro a companhia de um bom livro. Gosto de trabalhar com e para pessoas, e como Talent Consultant tenho a tarefa diária de procurar o melhor Talento tecnológico e aliá-lo às nossas melhores oportunidades.

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