- Digital Talent Ecosystem (DTE) representa uma transformação no mercado do talento
- Inteligência Artificial e Blockchain potenciam matching entre empresas e candidatos
- Agilidade e transparência são mais-valias da plataforma
Lisboa, 27 de fevereiro de 2023 – A Neotalent, empresa do Grupo Novabase especializada no recrutamento e prestação de serviços na área de Tecnologias de Informação, apresenta uma nova plataforma de gestão que vem revolucionar a contratação no setor das Tecnologias de Informação. O DTE (Digital Talent Ecosystem) é uma plataforma online que pretende transformar a gestão de carreira, bem como a dinâmica de oferta e procura de profissionais de TI, recorrendo à Inteligência Artificial e Blockchain.
O DTE tem como objetivo digitalizar o mercado de talento e a interação entre os seus vários intervenientes – desde profissionais, recrutadores, empregadores e empresas fornecedoras de talento a entidades de ensino e formação – tirando o máximo partido da tecnologia para melhorar a experiência de todos os agentes no processo de recrutamento e desenvolvimento de pessoas, ligando-as através de um ecossistema comum. A plataforma desempenha um conjunto de funcionalidades inovadoras de seleção, avaliação e recomendação de talento para oportunidades específicas, disponibiliza suporte à progressão de carreira, e um sistema de recolha, registo e salvaguarda de informação curricular e profissional.
“A tecnologia é cada vez mais central e decisiva para o sucesso do negócio das empresas e a procura por profissionais com competências digitais escalou no nível de exigência. O desafio atual é complexo – encontrar a pessoa certa para cada desafio, na altura certa. E a resposta passa por um conhecimento profundo do mercado de recrutamento, da cultura das empresas e por uma aposta forte nas técnicas de seleção e adequação de talento. A tecnologia por detrás desta nova plataforma vai acelerar todo este processo”, refere Paulo Ribeiro de Almeida, Head of Innovation & Transformation da Neotalent. “Temos vindo a investir muito em inovação, com uma abordagem disruptiva e inovadora para captar e reter os melhores talentos que se adequem às necessidades de projetos mais ambiciosos. Esta plataforma vai ajudar as empresas a encontrar os candidatos com o melhor fit, com base em vários inputs – exigências técnicas, características do projeto e do consultor ou da equipa, cultura do cliente, entre outros. No mês em que comemoramos 25 anos de atividade, assumimos a nossa ambição: queremos contribuir para a transformação do mercado de recrutamento ibérico”, conclui.
A gerir negócio, pessoas e clientes há 25 anos, a Neotalent foi ajustando ao longo dos anos a sua abordagem e oferta à evolução das tendências, do mercado e dos próprios profissionais. A empresa quer continuar a criar as condições e o ambiente adequados para desenvolver profissionais de TI e assegurar o melhor talento às organizações, e o DTE vem dar essa resposta:
- Um ecossistema que reúne diferentes stakeholders do mercado de talento tecnológico.
- Os profissionais passam a ter uma ferramenta própria de gestão de carreira.
- Os recrutadores e gestores de talento encontram suporte no recrutamento, seleção e gestão de equipas.
- As empresas ganham um novo canal de acesso, validação e gestão de talento.
A plataforma DTE está inserida no percurso de inovação e transformação da Neotalent. É um projeto de Investigação e Desenvolvimento cofinanciado pelo programa Lisboa 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, que conta a participação do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e do Instituto Pedro Nunes (IPN).