dylan-gillis-KdeqA3aTnBY-unsplash

Neotalent premeia contratação de candidatos por recomendação

  • Com o lançamento da 2.ª edição dos programas de referenciação em 2022, empresa contrata 37 novos profissionais;
  • Com a duplicação do valor do prémio para 1.000€, adesão foi 30 vezes superior.

A Neotalent, empresa do Grupo Novabase especializada no recrutamento e prestação de serviços na área de Tecnologias de Informação, reforçou em 2022 os dois programas de referenciação de talento tecnológico – Refer a Friend e Refer a Talent –, premiando com 1.000 euros as recomendações certeiras de profissionais para contratação.
No início de 2022, a Neotalent lançou a 2.ª edição dos programas (para público interno e externo), duplicando o valor da recompensa – que era de 500 euros até então. Segundo o balanço anual da empresa, o investimento total nesta iniciativa ascendeu aos 40 mil euros.

O Refer a Talent é o programa de referenciação da Neotalent aberto ao público em geral. No âmbito deste programa, quem recomendar um(a) profissional de Tecnologias de Informação que seja, posteriormente, contratado(a) pela Neotalent, recebe um prémio de 1.000 euros. Com quase 3.000 candidaturas recebidas ao longo de 2022, a adesão a este programa foi 30 vezes superior à da primeira edição.

Por sua vez, o Refer a Friend, programa de referenciação exclusivo a colaboradores Neotalent, alcançou uma taxa de sucesso sem precedentes. Cerca de um em cada dois candidatos recomendados por outros colaboradores da empresa acabaram por ser selecionados, resultando estas referências num total de 27 contratações. “A nova edição destes programas foi acolhida com enorme entusiamo pela equipa, que mais uma vez se superou e ultrapassou todas as expectativas”, comenta Susana Correia, Head of Talent Acquisition da Neotalent. “Desde a pandemia, a Neotalent tem aproveitado o potencial dos canais digitais para chegar às pessoas e agilizar o recrutamento. Este novo contexto veio esbater fronteiras, reinventar a forma como comunicamos e como trabalhamos, e isso permitiu-nos chegar a muito talento novo, principalmente internacional. Estes programas de referenciação tiveram resultados extremamente positivos que nos permitiram, de facto, chegar a profissionais a que de outra forma não teríamos acesso.”

O setor das TI é conhecido pela competitividade na atração de talento, como resposta à crescente necessidade de contratação de profissionais na área. Neste sentido, as empresas procuram destacar-se com estratégias de recrutamento cada vez mais eficazes e eficientes. Susana Correia reforça o porquê da aposta nos programas de referenciação: “No caso do Refer a Friend, o programa interno, ficou demonstrado que os nossos colaboradores são os nossos principais embaixadores. Por terem redes de interesses comuns, têm a capacidade de atrair amigos e conhecidos melhor que ninguém. Além disso, são conhecedores da realidade e da cultura Neotalent, e isso tem muito impacto nas decisões de carreira.” A Head of Talent Acquisition da Neotalent acrescenta que “por outro lado, ficou provado que é possível esbater fronteiras – conseguimos atrair pessoas do outro lado do mundo para virem trabalhar connosco. O programa Refer a Talent ajudou-nos muito a chegar a referências internacionais, que potenciaram aprendizagens sobre estas novas geografias que, até então, não eram exploradas por nós.”

A responsável conclui ainda que “para atingir um número relevante de contratações através destes programas, precisamos de chegar a muitas pessoas e gerar um volume significativo de candidaturas. Até novembro de 2022, concretizámos 37 contratações através destes programas, o que representou cerca de 10% do total de contratações anuais da Neotalent. Em 2023, queremos ultrapassar a barreira das 50 contratações”.

A Neotalent vai manter ambos os programas ativos em 2023, de forma a chegar a mais talento, dentro e fora de Portugal, na procura das competências certas para dar resposta aos desafios tecnológicos dos seus clientes nos diversos setores de atividade e geografias.

Conteúdos que te podem interessar

Descobre a revolução da flexibilidade laboral, desde os modelos tradicionais até ao teletrabalho pós-pandemia. Navega pela adesão em Portugal, especialmente nas IT, e conhece as estratégias da Neotalent para manter a satisfação dos colaboradores. O futuro é flexível e estamos prontos para evoluir!
Explora a crescente tendência de nearshore outsourcing em Portugal, uma escolha estratégica para os teus serviços de TI e desenvolvimento de software. Descobre o charme do país, incluindo a proximidade cultural, eficiência operacional, economia financeira e escalabilidade. Em meio a desafios globais, Portugal destaca-se por fatores-chave como incentivos fiscais, a semana de trabalho de quatro dias, startups impulsionadas por IA e o surgimento da Robótica e Automação.
União estratégica com a Conclusion para impulsionar o crescimento internacional da Neotalent.

Faz aqui a tua
Candidatura

Estou a candidatar-me a:
Neotalent premeia contratação de candidatos por recomendação
Procurar
Close this search box.